domingo, abril 5

Música: Nomes da Intervenção

Inicio o artigo com um vídeo em que Ary dos Santos, figura da poesia já abordada pelo meu colega da literatura, declama um poema seu, poema esse que demonstra todo o sentimento e toda a mensagem que a música da intervenção pretendia passar.
Agora sim, posso continuar. Esta semana o meu artigo será mais uma mostra de vídeos e músicas do pré e pós 25 de Abril, do que um texto escrito, uma vez que acredito que as músicas e letras falem por si. Além de que o meu artigo sobre Zeca Afonso e a música de intervenção já explica um pouco este assunto.
Assim, poderão ver, abaixo, uma listagem de cantores de intervenção muito esquecidos da memória portuguesa, mas com um contributo enorme para a história e música portuguesa, cantando canções com letras de, por exemplo, Ary dos Santos, Manuel Alegre e Natália Correia, sobre as queixas e necessidades do povo e do país no período ditatorial, e também no pós 25 de Abril (como o caso do Grupo de Acção Cultural, um grupo de extrema-esquerda que cantou os problemas do país já depois da Revolução dos Cravos). Apreciem.
Adriano Correia de Oliveira – Trova do vento que passa



Fausto Bordalo Dias - Madrugada



Francisco Fanhais - Porque



Janita Salomé – Redondo vocábulo



GAC (Grupo de Acção Cultural) – Cantar da Jorna



José Mário Branco – Queixa das almas jovens censuradas



Luís Cília – Portugal resiste



Sérgio Godinho – Primeiro dia

Sem comentários: