quinta-feira, abril 16

Pintura: Alice Jorge, A Artista

Aproveitando o anterior artigo em que apresentei o Museu do Neo-Realismo, no artigo de hoje falar-vos-ei de uma artista plástica cujo nome foi referido na exposição deste museu. Esta artista chama-se Alice Jorge e ficou conhecida como pintora, gravadora e ceramista.

Alice Jorge nasceu em 1924 e veio a morrer a Fevereiro de 2008. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes, porém não pôde concluir o curso devido a um professor que teimava em chumbar todos os alunos que viessem da Escola António Arroio. O que a levou a concluir os seus estudos no Porto, assim como Júlio Pomar com quem teve casada durante vários anos.

No inicio Alice Jorge esteve relacionada com o neo-realismo, desenvolvendo um trabalho muito particular centralizado na representação da mulher. Mais tarde prosseguiu por outros caminhos na área da pintura, destacando-se o abstraccionismo. A artista começou por expor os seus trabalhos nos anos 50 e já no fim desta década, em 1956, foi uma das fundadoras da Cooperativa de Gravadores Portugueses que tem o nome de Gravura. Esta cooperativa ainda existe actualmente e teve um importante papel na renovação da gravura no nosso país.

A partir de 1960 que Alice Jorge participou em diversas exposições individuais em Lisboa e no Porto. Em 1972 a Fundação Gulbenkian, em Lisboa, apresentou uma retrospectiva da obra da artista.


Para além do seu trabalho com pintora e gravadora, a artista Alice Jorge também se distinguiu na ilustração de livros. Colaborou na ilustração de obras de autores como Aquilino Ribeiro, Matilde Rosa Araújo e David Mourão Ferreira. Também ilustrou edições portugueses de livros estrangeiros reconhecidos como Decameron, Mil e Uma Noites, Novelas Exemplares de Cervantes e a Divina Comedia.

Apesar de ter frequentado o curso de Pedagogia na Faculdade de Letras em Lisboa, Alice Jorge não ensinou em nenhuma escola pública do país até depois de 1974, situação decorrente da oposição da artista ao regime. Já nos anos 90 a artista foi representada pela sua obra gravada na Bienal de Gravura da Amadora, em 1992, e cinco anos mais tarde recebeu o Grande Prémio de Aquisição.

Alice Jorge foi uma artista extremamente importante para a arte em Portugal no século anterior, deixando a sua herança não só através das suas obras como também através do facto de ter sido uma mulher bastante forte e determinada no mundo artístico, que ainda é maioritariamente dominado por artistas do sexo masculino.


«"Uma mulher extraordinária", não apenas pelos seus "altos méritos artísticos e pedagógicos", mas também pela "coerência e dignidade" com que, "antes e depois do 25 de Abril, sempre se envolveu em grandes causas humanas e políticas, e defendeu os valores da liberdade e da democracia".» in PÚBLICO 19-02-2008

Sem comentários: